quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO: BA E OUTROS 15 ESTADOS NÃO TÊM PLANO

NOTÍCIA - A Bahia é uma das 16 unidades federativas do Brasil que não têm plano estadual de educação, instrumento que é previsto por lei. Isso significa que os estados não apresentam um conjunto de metas que direcionem as políticas públicas na área por até uma década, o que, de acordo com especialistas, pode dificultar investimentos para a solução de problemas estruturais. O levantamento foi realizado pelo Observatório da Educação, da ONG Ação Educativa. De acordo com a lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE), de 2001, todos os estados devem elaborar seus planos com base na federal. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, também prevê a criação de planejamentos estaduais na área.
Fonte: Bahia Notícia - http://www.bahianoticias.com.br/

COMENTÁRIO - A nota demonstra claramente o quanto a Educação é prioridade neste nosso Brasil. Apesar de todos os discursos políticos, em especial nas campanhas eleitorais, tudo não passa de falácia e busca apenas agradar os eleitores, que, por sinal, pouco preocupam-se com a educação, salvo exceções, é claro.
Há pouco tempo atrás o Ministro Fernando Haddad disse, em relação à comparação da educação brasileira com outros países que para atingir o patamar de excelência dos Estados Unidos, da Itália, da Espanha, considerava, para o Brasil, uma meta ousada, e que o país ainda não alcançou nem a metade do caminho rumo a uma educação de qualidade, que seria, na opinião dele, difícil de alcançar a meta prevista para 2021. Estamos à beira de 2011, 10 anos antes da meta prevista, e, ao que parece, o ministro está certo em sua colocação, e os dez anos que faltam parecem ser muito, mas muito pouco para nos aproximarmos de países como a Itália - que não tem uma educação de grande visibilidade e aprovação - mas está a anos-luz do Brasil.
Pois é.

Nenhum comentário: