quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PROFESSORES PROTESTAM E EXIGEM RESPEITO

Foto: Corino Alvarenga
NOTÍCIA - Centenas de professores da rede municipal de ensino de Jacobina estão insatisfeitos com a política pública de educação da gestão Valdice Castro (DEM) e promoveram agora há pouco, a partir das 9h, uma grande manifestação pela cidade, com direito a apitaço e carro de som, inclusive em frente a sede da Prefeitura, à Rua Senador Pedro Lago, no centro. A lista de problemas é extensa e começa pela não realização de eleições diretas para cargos de direção das escolas, que está no estatuto do Magistério e no programa de governo da então candidata Valdice Castro. A principal palavra que foi ouvida durante a manifestação: respeito. (Fonte: http://www.corinourgente.com/)

COMENTÁRIO - A educação, apesar dos discursos políticos, na maioria das situações nunca foi prioridade nessa ou naquela gestão municipal. Apesar de todos os gestores públicos, salvo algumas poucas exceções, na história brasileira, terem aprendido nas escolas e com os professores a desenvolverem seus potenciais intelectuais e sociais, no entanto, são raros os que lembram e valorizam isto. A grande maioria faz como a prefeita Valdice Castro: ignora a classe e embeleza seus discursos. Assim foi com o prefeito Rui Macedo também, apesar das importantes aberturas de diálogo e avanços na relação com a categoria, bem como com o ex-prefeito Leopoldo Passos e outros. Muito discurso, pouca ação em torno do desenvolvimento pedagógico e estrutural da educação municipal. Na minha opinião a APLB local até demorou para organizar uma manifestação como esta. Foram precisos 10 meses para que a mesma percebesse que estava sendo literalmente enrolada e enganada pela atual gestão. Quando a prefeita Valdice nomeou Aída Miranda (PDT) para o cargo de Secretária de Educação, seguindo o exemplo equivocado do ex-prefeito Macedo, eu logo vi que nada mudaria e teríamos mais alguns anos de estagnação na educação municipal, pois foi o que aconteceu durante toda a gestão anterior. Um fiasco na área de educação, apesar do esforço de professores e vários outros profissionais competentes que tentaram, com pouco êxito, priorizar de verdade a educação como ação política e pública, de fato e de direito, no município.
Estão de parabéns a APLB e todos os profissionais da educação comprometidos com o Ensino e a Aprendizagem. Merecem não somente respeito como melhores salários e benefícios, condições mais dignas de trabalho, escolas modernas e estruturadas em todos os aspectos psico-pedagógicos, entre outros, que faça da educação uma vocação e uma alegria, e não apenas mais uma forma de se ganhar o pão de cada dia, que, infelizmente, é a realidade de muitos profissionais encontrados nas escolas brasileiras.

Reprodução, com uma observação: Não é humor, é sério, é urgente!

5 comentários:

Anônimo disse...

um absurdo como a educação é tratada no Brasil. Aqui em Jacobina sobram perseguições, faltam respeito e profissionalismo, além de incentivo e remuneração justa. Cadê o abono das sobras do Fundeb? O gato amarelo vem comendo. Socorro, estão acabando com as escolas e os professores. Valdice, pede pra sair, tu não entende nada de administrar.

Carlos Alberto

Anônimo disse...

Ô que maravilha! acho é pouco! pensaram que ia melhorar elegendo a dondoca e agora tão vendo o resultado. Kakakakakakakakakakakakakakakakakakaka

Elizângela

Anônimo disse...

Perguntar não ofende: onde estava o vereador do PT que não deu apoio a passeata dos professores? E os outros da oposição, sumiram todos. Assim Léo faz o que quer mesmo.

Vinicius Silva

Anônimo disse...

Gente, sou simpática a causa dos professores, sou mãe e tenho filhos na escola, mas vamos ter paciência, são apenas 10 meses de governo, vamos dar mais crédito a Valdice, ela merece. Boa sorte aos professores.

Ana Lúcia

Anônimo disse...

TEM GENTE CHORANDO PELO LEITE DERRAMADO. AGORA ESTÃO ARREPENDIDOS É? VOTARAM NA PREFEITA AGORA TEM QUE ESPERAR 4 ANOS.

UM PROFESSOR