NOTÍCIA: Durante sete dias, o Notícia Livre perguntou: Em sua opinião, quem será o próximo presidente da Câmara de Vereadores de Jacobina? O mais votado foi o vereador Milton da Natureza, do Partido Verde. Reeleito com 1.487 votos para um segundo mandato, Milton da Natureza recebeu 55% dos votos dados pelos internautas entre dias 4 e 11.
O vereador Milton da Natureza foi votado por 1.551 leitores que acessaram o site nesse período. O vereador eleito Carlinhos do PT, que em janeiro assume seu primeiro mandato, ficou em segundo com 1.012 votos. Os dois vereadores, Milton e Carlinhos, se revezaram na liderança durante praticamente todo o período de votação da enquete. 
Fonte: http://www.noticialivre.com/
COMENTÁRIO: A política, nos moldes atuais, normalmente podem trazer surpresas ou não. Sinceramente, não obstante o desejo dos 1.551 internautas que votaram no vereador Milton Sena (PV) para a presidência da Câmara de Vereadores de Jacobina, numa manifestação simbólica de preferência, não apostaria nessa possibilidade, tendo em vista os muitos interesses que rodeiam uma eleição dessa natureza. Teoricamente o edil do PV estará na oposição ao governo Valdice Castro (DEM) - caso assuma, em vista dos processos eleitorais em curso -, conforme as urnas o colocaram e refletindo o desejo de seu eleitorado, além disto, seu partido, o PV, é, na Bahia, adversário do DEM, o que naturalmente seria um impeditivo, ao menos teoricamente.
Nunca é demais lembrar que recentemente o vereador Sena foi preterido pelo prefeito Rui Macedo e sua bancada na Câmara, em favor do edil Juliano Cruz (PR), na última eleição para a presidência da Câmara, quando a situação política e de gestão sopravam a seu favor, o que causou constrangimentos e mágoas no edil e seus correligionários e simpatizantes, contornadas posteriormente, não se sabe até que ponto. Então seria uma supresa, até grata, se o vereador Miton Sena fosse eleito presidente da Câmara, em janeiro/2009, num governo do DEM e sendo ele, repetimos, teoricamente oposição ao provável governo Castro. Mas tudo é possível em se falando de política, e, também teoricamente, o edil do PV dispõe de votos simpáticos à sua eleição dentre os outros 9 vereadores eleitos, entre eles o de Carlinhos do PT que, comentam, teria sido convidado a assumir a Secretaria da Mesa Diretora, o que tornaria a coisa ainda mais estranha se levarmos em conta que, relembremos, poderá estar assumindo em janeiro de 2009 uma prefeita eleita pelo DEM, partido este adversário ferrenho do PV e do PT, em nível estadual, ao menos.
Portanto, as negociações e o tempo que ainda resta dará luz a essas respostas ainda sombrias, mas a tendência é que seja eleito um presidente mais afinado com os interesses da futura administração, caso assuma. Vamos ver.
 
 
Um comentário:
Acho que Milton ainda não tem o perfil e nem capacidade para ser o presidente daquela casa, acho que está faltando a todos eles o real compromisso em campanha e o senso e a criatividade em negociar estão contribuindo para mais retrocesso de nosso município. já estamos no (quinto mês )e não vemos avanço nenhum daquela casa
Postar um comentário