terça-feira, 11 de novembro de 2008

SERRA QUER O PMDB TAMBÉM NA BAHIA. MAS....

NOTÍCIA - Fonte: http://www.atarde.com.br/blog/eleicoes2008/index.jsf

Matéria do jornal Folha de São Paulo revela que o governador José Serra e a direção nacional do PSDB pretendem deflagrar uma ação com o objetivo de atrair o PMDB para a campanha de 2010, aproveitando-se da força conquistada pela legenda na eleição municipal e nas seqüelas que a disputa deixou na base aliada do governo Lula, especialmente com o PT. Até aí tudo bem, é natural.
Os problemas de Serra devem crescer quando ele deixa claro que um dos seus alvos é a Bahia, onde a eleição realmente gerou um grande fosso entre PMDB e PT. O jornal paulista até diz que Serra e o ministro Geddel Vieira Lima têm conversado depois da eleição municipal, mas esquece de informar que, na Bahia, o PSDB é aliado do PT e do governador Jaques Wagner, fato reforçado com o apoio do ex-prefeito Antonio Imbassahy, que preside a legenda no estado, ao candidato petista Walter Pinheiro no segundo turno em Salvador.
O que Serra faria para dobrar Imbassahy e a direção estadual tucana da Bahia? Quem iria ter que engolir quem? Ou teria que ser na base da intervenção e dos expurgos?
Ou seja, na Bahia, a conversa terá que ser mais longa e complicada do que simples encontros com Geddel Vieira Lima. Que, aliás, também sabe disso muito bem.


COMENTÁRIO: Não tenho dúvidas de que em 2010 esses partidos (PSDB/PMDB) estarão de braços dados, amiguinhos e tomarão rumos diferentes do PT, inclusive na Bahia. O Governador Serra (SP) é hoje, sem dúvidas nenhuma, forte candidato a conquistar a presidência da República em 2010, já que o PT, seu maior adversário político, não dispõe de um nome que seja bem recebido pela maioria das correntes petistas, que tradicionalmente divergem incansavelmente.

Aqui na Bahia, o resultado das urnas na Eleição 2008, tanto na capital, quanto no interior, demonstra que o PMDB saiu fortalecido e com forte tendência a alçar vôos mais altos na política baiana. Por enquanto, nesse embate PT x PMDB na Bahia, Geddel vem ganhando com folga, mas é importante lembrar que o jogo 2010 apenas está nos seus minutos iniciais, ainda falta muito tempo para o fim da partida.

Qaunto a Imbassahy, o resultado pífio conquistado pelo mesmo na eleição para prefeito em Salvador - quando o atual prefeito João Henrique (PMDB) conseguiu o impossível até há poucos meses atrás, sua reeleição - o colocaram sem reais condições de dar as cartas no PSDB baiano, que ainda segue os caminhos traçados por um Serrista, o deputado Jutahy Magalhães.
Portanto, amigos internautas, não se pode descartar quaisquer hipóteses para o resultado final desse jogo, onde existem poucos, mas decisivos, "craques" na disputa pelo poder, e muitos "companheiros e companheiras" que ainda não acordaram para um futuro que está sendo desenhado no presente.

Nenhum comentário: