quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Supremo derruba exigência de dois documentos para votar


NOTÍCIA - Por 8x2, ministros votam por apenas um documento oficial com foto na hora do voto, como a carteira de identidade ou o passaporte. A três dias das eleição, o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira (30) que o eleitor só precisa apresentar um documento oficial com foto na hora do voto. Oito ministros aceitaram Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) apresentada pelo PT, que pedia fim da exigência anterior para apresentação do título de eleitor e mais um documento oficial nas eleições.
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes

COMENTÁRIO - É incrível como neste nosso Brasil querido ainda se perca tempo com discussões como estas. Gasta-se energia, tempo de ministros e advogados, por conta disto. O absurdo nesta discussão é que tem seu fundo apenas no interesse de uma agremiação partidária que teria supostamente receio que milhões de eleitores no país poderiam ser impedidos de votar por não ter um documento com foto em mãos durante o dia da votação, e por ser, estima-se, essa massa proviniente dos chamados grotões eleitorais, da classe baixa, onde está grande parte dos beneficiários dos programas sociais federal, isto poderia causar um reflexo eleitoral sensível em determinada campanha. Verdade ou mentira, pelo bem ou pelo mal, acharam por bem interferirem junto ao STF, pois precaução e caldo de galinha normalmente não fazem mal a ninguém. O engraçado que esta determinação legal dos 2 documentos exigidos para a votação vigora desde 2009 quando daquela minirreforma política feita no Congresso Nacional, e, só agora, por motivos pouco republicanos e nada coletivo, buscaram esta correção.
Uma outra coisa interessante é que a prática de se usar 2 documentos nos dias de votação é rotina para milhões de brasileiros há muitos anos. Eu, por exemplo, sempre apresentei a CI e o Título Eleitoral quando votava, e nunca foi um empecilho para mim.
Acredito que o documento de identificação único a ser implantado no país finalizará quaisquer discussões em torno deste pequeno grande problema político partidário e trará um ar de mais modernidade à burocracia jurássica existente neste lindo país.
Aliás, cabe uma pergunta: por que milhões de brasileiros e brasileiras (potenciais eleitores) não tem a Carteira de Identidade? Se souberem a respostas.....

Nenhum comentário: