
NOTÍCIA - A maioria dos brasileiros está otimista em relação ao rumo do país e da economia, revela uma pesquisa realizada pelo instituto de opinião pública Pew. O estudo sobre atitudes globais foi publicada nesta quinta-feira. Enquanto a maioria da população de outros países se mostra pessimista em relação à situação de seu país, metade dos brasileiros disse estar satisfeita com as condições gerais e 62% disse que a economia nacional está em uma boa situação.
O otimismo dos brasileiros contrasta com a opinião de cidadãos de outros países, que consideram que a economia está em condições ruins. Segundo a pesquisa, 88% dos espanhóis, 75% dos mexicanos e 72% dos argentinos acha que a economia em seus respectivos países vai mal.
A pesquisa também analisa a percepção dos cidadãos sobre a popularidade de seu próprio país. Nessa questão, 80% dos brasileiros acredita que seu país goza de popularidade, índice que se reduz para 75% no caso dos espanhóis, 63% dos argentinos, 61% dos mexicanos e 35% dos americanos.
Para 53% dos brasileiros, em algum momento o Brasil se transformará em uma das nações mais poderosas do mundo. Apesar do otimismo generalizado, os brasileiros consultados também manifestaram preocupação pelos desafios que seu país enfrenta, entre eles o tráfico de drogas, o crime organizado, a corrupção, a desigualdade social e a poluição.
No Brasil, mil pessoas foram consultadas. A pesquisa tem uma margem de erro de 4,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. (com agência EFE)
COMENTÁRIO - Nada contra a felicidade de um povo. Que o brasileiro gosta de se enganar, e que acredita (sempre) que é o país do futuro, isto tem sido uma verdade desde que comecei a pensar, nesta existência. Mas convenhamos, o resultado desta pesquisa, se é que podemos levar a sério a mesma, já que pesquisa no Brasil é para rirmos mesmo, ela retrata a velha máxima popular: "cada povo tem o governo que merece". E eu acrescento, cada governo tem o povo que criou. No mais, sejamos otimista, um pouquinho né?
Nenhum comentário:
Postar um comentário