quarta-feira, 21 de abril de 2010

POR QUE SÓ TIRADENTES FOI ENFORCADO?


O dia 21 de abril é feriado nacional. Trata-se de uma homenagem que o Brasil presta ao sacrifício de Joaquim José da Silva Xavier, que foi enforcado e esquartejado, a 21de abril de 1792, devido a seu envolvimento com a Inconfidência Mineira. Aproveitamos e reproduzimos parte de artigo sobre o assunto que nos auxilia na reflexão de todos sobre este importante fato político ocorrido no Brasil-Colônia. Boa leitura!

Por que só Tiradentes foi enforcado?
por Sílvio Anaz

Mestiço, pobre, falastrão, com o perfil adequado a bode expiatório, Tiradentes foi o único dos inconfidentes condenado e executado. Por ordem de D. Maria I, rainha de Portugal, ele foi enforcado e esquartejado em praça pública, em 21 de abril de 1792, para inibir qualquer novo levante contra a Coroa Portuguesa. Já os principais mentores da Inconfidência Mineira, membros das castas mais altas da época, acabaram morrendo na prisão ou exilados na África. Como o levante fracassou, Tiradentes virou líder e mártir. Caso tivesse dado certo, ele provavelmente não ficaria com as principais benesses do novo regime, conforme comentou Machado de Assis em crônica publicada na comemoração dos cem anos da tentativa de insurreição.
A Inconfidência ou Conjuração Mineira é uma das mais controversas histórias brasileiras. Primeiro, porque não restaram muitas informações e documentos a respeito de seus participantes, além dos relatos oficiais produzidos pelos juízes do governo colonial. Em segundo, porque as versões apaixonadas feitas por monarquistas e republicanos nos anos seguintes aos fatos comprometeram uma visão isenta sobre o que realmente aconteceu. O que no final ficou para os discursos oficiais e para as aulas nas escolas foram uma imagem sacralizada de Tiradentes como mártir e a idéia de que o movimento foi precursor da independência do Brasil.

LEIA O ARTIGO COMPLETO NO LINK: http://pessoas.hsw.uol.com.br/tiradentes.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

Se você ler Confidências de um Inconfidente verá que o Aleijadinho juntamente com outros maçons faziam parte dos inconfidentes. Nada contra, só um comentário.