quarta-feira, 21 de abril de 2010

OTTO SERÁ VICE DE WAGNER


NOTÍCIA - O governador Jaques Wagner (PT) confirmou que o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Município Otto Alencar (PP) será seu vice e a deputada federal Lídice da Mata (PSB) disputará uma vaga no Senado na sua chapa. A outra vaga para o Senado, que ainda segue indefinida, será resolvida com uma “carta na manga”, segundo o petista. Nesta terça-feira (20), em visita ao Pólo de Camaçari, o governador negou-se a revelar o nome do quarto integrante da chapa na qual tentará se reeleger, mas destacou o potencial político do candidato. “O outro nome já está definido na cabeça de Wagner, mas ele não abre para ninguém”, revelou o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), um dos coordenadores da campanha. Fonte: Bahia Notícia

COMENTÁRIO - A ala "carlista" infiltrada no governo Wagner, que tem saudades dos tempos da panelinha pefelista, como chamava o próprio PT baiano em suas veiculações eleitorais em anos anteriores, manteve o ex-conselheiro do TCM na chapa majoritária à reeleição do governador petista. Perde a coerência, a ética e o discurso de tantos anos sob a bandeira vermelha da mudança. Ganha, apesar da frustração e angústia dos petistas e simpatizantes contrários a "escalação" do ex-governador do ex-PFL como parte da chapa governista na eleição 2010, uma aparente "musculatura" eleitoral e agrada os eleitores denominados de centro na política do pode tudo na Bahia, desde o desencarne do "cabeça branca" (ACM). Se esta aposta eleitoral de Wagner resultará em votos suficientes para evitar o segundo turno na eleição de outubro, só o tempo confirmará ou não. Há poucos dias atrás ouvi de importante liderança do PT local que já tinham "derrubado um" (se referia a César Borges - PR) e que o "outro " (Otto) também seria derrubado da chapa do governador. Parece que "derrubada" foi a coerência e a ética petista, além do discurso desta liderança, pois o "outro" ficou, firme e forte, dentro do governo Wagner.
Quanto a outra vaga ao Senado, já que das 2 vagas da chapa, uma já foi garantida (?) à dep. Lídice da Mata do PSB - diz o governador ter uma carta na manga - parece se definir entre o dep. estadual Marcelo Nilo (PDT), o dep. fed. Walter Pinheiro (PT) e o ex-governador Waldir Pires (PT), segundo notas veiculadas na imprensa. Ora, o entendimento que se faz sobre se ter uma "carta na manga" é de uma surpresa, de um segredo. Se assim for, a lógica do jogo diz que este nome ainda não foi ventilado pela imprensa, portanto, poderá não ser nenhum dos citados acima, ou ainda, em se falando de jogo, e a política é executada e pensada quase sempre assim, pode ser um blefe esta carta que o governador diz ter. De qualquer forma, dos 3 nomes citados, descartaria Nilo, por já ter deixado claro seu interesse em se manter na Assembléia e na condição de presidente, é mais o tipo de paixão política que o move, além de que pouco ou nada acrescentaria eleitoralmente à chapa majoritária. Apesar da sua história na política baiana, não creio que Pinheiro também ajudaria em votos o governador numa campanha ao Senado Federal, portanto, pelo seu curriculum, sua experiência e o carinho que os baianos já demonstraram ter por Waldir Pires, diria que a chapa de Wagner estaria em melhor mãos e em direção à vitória se Pires for o ocupante da segunda vaga ao Senado. Nos próximos dias a tal carta na manga será descoberta e saberemos se ela é um ás ou uma carta sem valor no jogo que começa a ferver na política baiana.

Nenhum comentário: