Fotos: Corino Alvarenga


NOTÍCIA 2 - A 9ª Feban - Feira Baiana de Negócios de Jacobina - foi um verdadeiro sucesso, com cerca de 43 mil pessoas presentes, tendo o sábado como o dia em que houve superlotação após uma sexta-feira com chuva na Cidade do Ouro. Já na quinta-feira, dia dedicado para os convidados, houve grande presença de público, o que foi confirmado ontem, domingo, 4. "Queremos agradecer a todos os parceiros, colaboradores, o público de Jacobina e da região, todos os expositores, de uma forma em geral, pois a 9ª Feban foi um grande sucesso, o que já sinaliza uma décima Feban maior ainda, por isso temos, neste instante, que agradecer a todos", disse à reportagem Paulo Barboza da Silva, que, juntamente com a Acija, CDL, Sebrae, governo do Estado e demais parceiros, promoveu uma feira de negócios de sucesso. (Fonte: http://www.corinourgente.com/)
COMENTÁRIOS - (01) Em relação ao evento promovido pelo PMDB, podemos dizer que foi uma ação acertada e politicamente feliz. Foi criada a oportunidade para que a imprensa pudesse formular as perguntas que quisessem e tirasse as dúvidas desejadas. Apesar da presença de mais de 50 profissionais do jornalismo regional, poucos questionaram, por mais de 01:30hs., o ministro Geddel V. Lima, pré-candidato ao governo da Bahia em 2010. Mas creio ter sido bastante produtiva e interessante a coletiva promovida pelo PMDB, de forma democrática e transparente, já que o ministro Geddel respondeu, com segurança, todos os questionamentos, sem fugir a nenhum deles, demonstrando firmeza e claro posicionamento em torno de sua candidatura ao governo da Bahia.
Apesar de já ter estado algumas vezes em Jacobina, o governador Wagner (PT) não deu o mesmo tratamento à imprensa, realizando coletiva, por exemplo, ao contrário, seu cerimonial foi alvo de muitas críticas por parte da mesma, da população e até de militantes petistas, ao tratar com truculência a imprensa local, impedindo que o governador se dirigisse a população da região através das emissoras de rádio e jornais presentes a estes eventos. Fato este que se repetiu em vários municípios baianos. Mas antes tarde do que nunca, quem sabe o governador não copia o exemplo do PMDB e promove por aqui também uma coletiva regional?
(02) Quanto a 9ª edição da FEBAN, sem dúvidas foi, novamente, um sucesso. Milhares de pessoas visitaram a Feira todos os dias, demonstrando sua importância local e regional, e já tradicional no calendário de eventos de nosso município. Está de parabéns toda a equipe, em especial a Paulo Barboza, que de forma empreendendora, lidera todos os anos a organização de tão importante evento de negócios.
Lamentável mesmo foi a posição adotada pela prefeitura de Jacobina, que, pela primeira vez, se negou a participar da mesma, em uma atitude personalizada e de conhecimento de todos, originada, pelo que tudo indica, naquele que, de fato, não de direito, administra o município. Nos dias anteriores a FEBAN, em entrevista à Jacobina FM, a prefeita Valdice Castro (DEM), foi no mínimo infeliz, ao dizer que a Feira não era prioridade de sua gestão. Foi o mesmo que dizer que o setor produtivo local e regional não é prioridade de sua administração. Mais uma vez, a prefeita, em entrevista, foi mal assessorada, faltou comunicação, demonstrou incapacidade de visualizar administrativamente, a importância da FEBAN no estímulo à produção e a geração de emprego e renda na macroeconomia de Jacobina e região. Se verdadeiro for, a notícia de que a prefeitura não participou do evento por causa de uma suposta desavença por parte do ex-prefeito Leopoldo Passos, marido da prefeita, para com Paulo Barboza (SEBRAE), o fato se torna ainda mais preocupante, já que os rumos administrativos do município podem estar passando pelo estado de humor ou pelo julgamento pessoal e político de alguém que, apesar de não deter mandato eletivo e não ter sido eleito prefeito em 2008, se comporta como se assim fosse. Pobre Jacobina.
6 comentários:
Tenho certeza que Dr. Rui voltará, a justiça se fará e o casal do mal voltará para o lugar deles.
Patricia
Sou mais Wagner, vou votar nele. Para deputado é Rui na cabeça.
Carlos Adriano
Pobre Jacobina mesmo. Sem rumo, sem futuro, na sombra. A ausência da prefeitura na FEBAN mostra que a atual gestão realmente não pensa e nem planeja nada para o progresso econômico de nossa terra. Fora DEM.
André santos
jaques wagner tem de governar é o rio de janeiro.coronel gedel vem ai 2010.
Rangel
Salvador
Enquanto Jacobina continuar sendo uma província política, a elite mandará. FORA LEOPOLDO, FORA RUI. CHEGA!!!
Adilson Barbosa
Tem um velho ditado que diz: "O povo tem o governo que merece".Fico me perguntando onde estavam os "filhos de Jacobina" que em outras ocasiões investiram com todo furor contra Ires Gomes e mais recentemente contra Rui Macedo por nao serem nascidos em Jacobina e agora, na última campanha meteram a viola no saco e nada falaram contra a Sra. Valdice. Por quê? Será a
Valdice jacobinense? A resposta está aí. Ela não é da cidade e não tem compromisso com Jacobina. Não era isso que diziam os filhos de Jacobina? E o povo? Não sabia que quem mandaria era o Leo, dada a insignificancia da Valdice? Entào nao tem de que reclamar.
Pedro de Alencar
Postar um comentário