quarta-feira, 5 de agosto de 2009

SMTT: NINGUÉM LEVA A SÉRIO?

Foto: Primeira Página
Afinal de contas, o que está mesmo acontecendo com o serviço de trânsito e tráfego de Jacobina? Depois de 7 meses da atual gestão, o serviço piorou consideravelmente. Se antes não era perfeito, hoje existe quase que como figura decorativa no trânsito urbano de nossa cidade. Apesar da farda bonitinha, da qualificação dos agentes, nada funciona adequadamente. Motoristas, motociclistas e pedestres não parecem terem nenhuma noção de trânsito e suas regras de conduta em nosso município. Motoristas estacionam ou param por algum tempo em qualquer lugar, não importando se estão ou não atrapalhando o fluxo do trânsito, e, em muitas situações, nas "barbas" dos agentes de trânsito, que nada fazem, em especial nas artérias centrais de nossa cidade. A sinalização de solo (faixas, etc.) quase não se enxerga, o que, bem verdade, não é motivo para encontrarmos veículos estacionados em cima das mesmas e/ou pedestres que não a utilizam para sua travessia, já que, no caso do centro da cidade, todos sabem onde as mesmas se localizam, mas fingem que não sabem ou simplesmente ignoram, deseducadamente.
Outro dia, ao transitar pela Rua Caixeiro Viajante, havia um veículo parado, literalmente, ao lado da Farmácia Santo Antônio, com seu motorista conversando ao celular, sem se importar que estava obstruindo o trânsito (numa rua apertada), de frente para dois (2) agentes de trânsito que estavam vendo tudo e nada fizeram para destravar o fluxo que começava a congestionar. Fiz sinal para os agentes para a situação citada e, pasmem, não se mexeram um centimetro sequer. Um absurdo e um exemplo prático de que o SMTT não está funcionando e atendendo os anseios da sociedade e suas funções legais.
Este é apenas um dos muitos exemplos de descaso com o trânsito que vem ocorrendo em nossa cidade pelo menos desde o início do ano. E ao que parece, pouco ou nada vem adiantando os cursos de qualificação que os agentes vem participando. Este fato narrado acima aconteceu depois de um desses cursos de qualificação. Pelo visto, entrou por um ouvido e saiu pelo outro, ou então o SMTT vem sofrendo boicote da administração municipal, ou algo assim. Quem sabe até estão "queimando" o Cap. Assunção que coordena o órgão, quem sabe!
Uma coisa é certa, ninguém mais leva a sério o SMTT, são comuns os casos de desrespeito e descaso do motorista, quando não se ouve aqui e ali piadas, em relação ao órgão e seus agentes.
Alô amigo Assunção, o que está acontecendo mesmo? Se desejar, o blog está a disposição para suas explicações.
Prefeita Valdice, também este blog está a sua disposição se desejar se manifestar sobre o assunto. O povo quer saber o que está acontecendo e quais serão as providências práticas que serão tomadas.

5 comentários:

Noedson Ney disse...

Caro Fred,
O mais interessante é que a 4 anos não se faz nada efetivamente pelo transito em Jacobina. Herdamos o caos. Nesta gestão, acabou de acontecer um importante curso preparatório para Agentes da Autoridade de Transito, o que não foi feito anteriormente. Naturalmente que transformar o caos em algo administrável, dá trabalho e requer disciplina e engajamento. A equipe do SMTT está engajada neste trabalho e o convênio com a PM possibilitará ação efetiva no transito. Outra: antes se cobrava multas para o próprio bolso, agora, os talões de multa serão autenticados pelo Detran e terão valor legal. Portanto, o SMTT está a cavaleiro sobre esta questão. Temos certeza que este Blog estará aberto a noticiar tão logo o convênio seja assinado. Atenciosamente. Noedson Ney-ASCOM/PMJ

SANDRA REGINA disse...

OLA, SOU SANDRA REGINA, QUIS CONHECER UM POUCO DE SUA CIDADE E PROCUREI NO GOOGLE, ENCONTRANDO SEU BLOG, AS COISAS NAO SAO DIFERENTES EM OUTRAS PARTES DO BRASIL, CADA LOCALIDADE E REGIAO TEM SUAS DIFICULDADES E PROBLEMAS. MAS PARABENS POR ESSE ESPAÇO BEM UTILIZADO E INFORNATIVO.
ABRAÇOS

Renaldo disse...

Caro Fred Santos o problema ai sério, mas infelizmente em cidades mal planejada que sofre é a populaçao, se cada um fizer sua parte pode amenizar. Fico imaginando daqui 15 ou 20 anos o que será do trânsito do nosso Brasil?
Muitos veículos pouco espaço, será um Deus nos acuda!
Gde abraço.

Anônimo disse...

Olá.
Sou Agente de Trânsito, só hoje que observei os comentários.
Grande parte são verídicos mas, o comentário do Sr Noedson é totalmente
questionado. Apesar de está por dentro das ações da prefeitura, pelo fato de está sempre ao lado da gestora, não lhe fornece a realidade nem conhecimento devido para falar do trânsito em nossa cidade.
O maior problema hoje no SMTT não é a questão de vontade de fazer acontecer, mas sim, a vontade de pessoas que trabalham naquele setor serrem medíocres. Exceto Cap. Assunção que, apesar de não ter conhecimento adequado do que é trânsito,não poupa esforços para sua melhoria.
Existem os demais cargos administrativos, todos eles sem nenhuma qualificação na área, pessoas que só atrapalham, não pensam na complexidade que é o trânsito mas só na miniatura que é perseguir funcionário e privá-lo de trabalhar da forma adequada.
na gestão passada, sem demagogia nem "politicagem" pois sou apolítico, sempre tivemos chances de fazer o trabalho sem que fossemos perseguidos ou coagidos.
Todos estão insatisfeitos!
A piora evidenciada por todos é verídica, nós sabemos e observamos isso. Ninguem trabalha de forma satisfeita se for coagido, e ainda aparecem alguns "puxa-sacos", desculpe o termo, que só fazem atrapalhar:
Fotografias,fofocas,falatórios, etc,Sr Noedson deve saber disso,que aumentam ainda mais nossa insatisfação e edscaso.
Não temos condiç~ões de trabalho da forma que tínhamos antes, e desta forma não podemos render o suficiente, fazer da forma que fazíamos.
A administração do SMTT hoje está voltada para fins mesquinhos e pequenos, o povo sofre no trânsito enquanto eles se preocupam com a farda amarela que devemos usar.
O convênio ainda não foi firmado porque a prefeita não quer pagar a JARI, que é a Junta Administrativa de Recursos de Infração, onde o cidadão recorrerá das multas recebidas.
Simplesmente isso, da mesma forma da outra gestão, continuamos aguardando, mas ainda estamos da mesma forma de antes, com um fator que piora as coisas:
Antes trabalhavamos, hoje fazemos de conta pois não temos o suporte necessário para tal como tinhamos antes.

Anônimo disse...

Oi,
Meu nome é Leila Cristina, nascida e criada aqui em Jacobina. Hoje tenho medo de dirigir e de transitar pelas ruas da minha cidade, pois o transito intenso e a falta de respeito com o pedestre é alarmante. Não concordo com a fala do anonimo penso que ele deveria se identificar pois cidadania e democracia vive em transparencia, se ele não quis se identificar melhor que ficasse calado. Também discordo quando ele diz que o Capitão Assunção não entende nada de transito, se fosse assim não teria o mesmo ficado a frente da 20ª Ciretran, pois o meu esposo trabalhou com ele nesta repartição e temos a certeza do bom entendimento de Assunção neste campo. Quanto aos "puxa-sacos"?Há esses iremos encontrar em qualquer situação, coitado se você pensa diferente de uma forma ou de outra todos nós nos enquadramos neste perfil. Quer ver? Se o teu filho está disputando um campeonato lógico que você irá torcer e tecer os melhores elogios, tu é um "puxa-saco" , se tua mãe faz uma comida e você está em uma roda de amigos ah! a tua mãe é a melhor cozinheira. Estou mentindo???? Cada um puxa a brasa pra sua sardinha, e dessa forma todos vão vivendo e acreditando que as coisas podem melhorar.
Um abraço e até breve.!!!!!!