.jpg)
"Um dos exemplos são os programas religiosos, que demonizam ou fazem estereótipos das outras religiões", disse o presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Ivanir dos Santos. O ex-secretário de Justiça de São Paulo, o jurista Édio Santos, defendeu a aplicação de multas mais pesadas e a perda da concessão pública para emissoras de TV, que veiculam estes programas. "A atual legislação já prevê a perda de concessão para a emissora que veicular este tipo de programa, mas não está sendo aplicada", ressaltou o jurista. Ele lembrou que o Código Penal prevê pena de três a cinco anos de reclusão para o religioso ou jornalista que promover a intolerância religiosa.
O texto pedirá ainda o cumprimento da Lei 10639/03, que obriga os sistemas de ensinos municipal, estadual e federal a incluir aulas sobre questões étnico-culturais em seus currículos, e o aperfeiçoamento do artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que torna facultativo o ensino religioso nas escolas e na formação dos professores do ensino fundamental. (Agência Estado)
Fonte: A TARDE ON LINE - http://www.atarde.com.br/brasil/noticia.jsf?id=1116474
COMENTÁRIO - A primeira sensação ao ler esta notícia é de satisfação. Até que enfim os religiosos se reunem em torno de tão importante questão, que, apesar de estarmos em pleno século 21, causam repercussões negativas e conflitos sociais em especial nos grandes centros urbanos. Estranho não fazer parte deste grupo, ao menos a notícia não os inclui, os Espíritas, que são alvo constantes da intolerância religiosa, em especial as oriundas dos templos da IURD - Igreja Universal do Reino de Deus, além das veladas críticas da Igreja Católica.
É inconcebível que a sociedade esclarecida e organizada comunguem com excrescências sociais como a intolerância, no caso a religiosa. Somos todos caminhantes da estrada que nos levará a verdade espiritual e o consequente aprimoramento espiritual, cósmico. Precisamos e devemos aprender, exercitando, o respeito pela crença e direção de fé tomada por quem quer que seja, pois o Pai é de todos nós e, não tenham dúvidas, nos encontraremos em algum ponto desta longa jornada.
Obviamente, não devemos também nos omitirmos diante das agressões e inverdades emitidas, sem o devido juízo de valor destas criaturas que desconhecem o Amai-vos uns aos Outros proferida por Jesus e tão presentes em seus lábios e não em seus corações e almas.
Um outro aspecto importante na matéria é a possibilidade de se rever o ensino religioso hoje existente nas escolas públicas brasileiras que nos remetem aos tempos coloniais e sombrios da história do nosso país. Aulas chatas e cansativas que versam quase sempre aos conceitos, dogmas e distorções existentes na Doutrina Católica, que prevalece em detrimento de todos os aspectos da História das Religiões, que, esta sim, deveria ocupar o tempo e as aulas dadas de Ensino Religioso.
No Brasil temos exemplos negativos e curiosos em torno da intolerância religiosa, alguns beiram até ao ridículo. veja a imagem abaixo e tire suas conclusões:

Nenhum comentário:
Postar um comentário