quinta-feira, 12 de março de 2009

MICARETA, DE NOVO A MESMA PERGUNTA....

Foto: Alexandro (cueca) - http://www.flickr.com/photos/alexsandrofelix/

Pois é amigos, a notícia se repete, entra adm, sai adm. Desde as gestões do Sr. Leopoldo Passos (DEM) - de 1997 a 2004 - que Jacobina perdeu o "rumo" na sua mais importante e famosa festa popular. O calendário da festa segue anualmente ao sabor das intempéries climáticas e das vontades políticas de seus gestores e assessores. Assim como antes, no hoje vive-se, mais uma vez, a cantilena desafinada da micareta, não se sabe quando e como ela acontecerá, bordão que vem se repetindo nos últimos 10 anos, pelo menos.Uma hora é a seca, outra hora é a chuva. Num momento é a falta (sic) de dinheiro, num outro é o desinteresse de um determinado gestor. Assim vai se levando a 1ª Micareta do Brasil, que não impressiona mais ninguém, nem constrói credibilidade junto ao segmento organizado da sociedade e do empresariado, em vista da permanente desorganizaçãoe ausência de planejamento público e privado que se instalou por aqui. Para não falar da população em geral que fica no meio dessa gangorra ao som do criolo doido, sem preconceito, por favor. Em 2009 tudo parece igual a 2008, a 2007, a 2003, 2002 e por aí vai, quando se trata da festa momesca. O discurso em torno da responsabilidade fiscal e dos recursos existentes é repetido e, sem sombra de dúvidas, coerente, senão responsável, no entanto, nada se faz, nem se planeja algo no sentido de não termos que ouvir este disse-me-disse todos os anos, que evite especulações e troca de acusações infantis e estéreis. Não pode, a população e a cidade, ficarem reféns dos humores de seus representantes políticos, tanto em questões como esta (lazer e alegria), somados aos ganhos econômicos quanto em todos os outros temas de interesse coletivo no trato das questões públicas, como a saúde e a educação, que merecem e precisam ter muito mais a atenção da mídia e da sociedade do que qualquer festa popular, notadamente quando se trata do uso do recurso público.
Numa modesta opinião, conhecida de alguns, sou contra o uso integral da verba pública em festas de rua e populares, acho que o município deve entrar, quando necessário e dentro da Lei, com o mínimo possível, deixando a maior parte do investimento por conta do mundo empresarial, mantendo sob sua condução, no entanto, a organização e a fiscalização no que se aplica à Lei. Dificil, mas se bem organizado e planejado, pode se viabilizar ao longo dos anos, sem que esta pergunta objeto do post abaixo publicado em um blog de minha autoria em 2007, não seja repetida inúmeras vezes aos longo dos anos, por este ou aquele gestor, que sofre de interesse agudo em seus próprios interesses, que normalmente não sintonizam com os interesses coletivos, que também nem sempre são inteligentes e amparados no bom senso. Durma ou viva com um enredo carnavalesco deste sem tom e melodia, que incomoda e cansa os ouvidos pacientes da galera todos os anos.
Mas então, para não fugir à tradição: teremos ou não Micareta em 2009? Se depender dos desejos de um ex-gestor, avesso a festas como esta, não sei não...
LEIA POST PUBLICADO EM 2007, EM UM BLOG QUE MANTINHA
02/06/2007
A MICARETA 2007 VAI ACONTECER?
Eis o X da questão. Depois das fortes chuvas de Fevereiro deste ano, o prefeito decretou Situação de Emergência no município por 120 dias. Justo. A Micareta que estava prevista para acontecer no mês de Abril não poderia assim ser realizada. Dito e feito. Foi adiada então para Julho, como ocorreu em 2006. Acontece que o prefeito Rui Macedo (PSDB) publicou na edição do Primeira Página do dia 02/06/2007, o Decreto nº 170 de 28/05/2007 que "Prorroga a Situação de Emergência no Município de Jacobina e dá outras providências"., por 90 dias, ou seja, com validade até 28/08/2007. Sendo assim, não há como evitar o seguinte comentário e questionamento: se o adiamento da festa momesca de Abril para Julho foi motivado pelo decreto anterior de Situação de Emergência, e o novo decreto prorrogando a situação por 90 dias atinge os meses de junho, julho e agosto, entende-se que não há condições para que a festa seja realizada nesses meses, já que não seria lógico a realização de uma festa deste porte enquanto o município se encontra em Situação de Emergência. Assim, vai haver a Micareta 2007? Acredito que em julho ou agosto, não. Mas aguardemos a posição oficial do município. Pela lógica adotada no primeiro decreto e adiamento da festa, é mais do que certo que os foliões terão, mais uma vez, a festa momesca adiada, e assim, como no governo anterior, a Micareta está, na prática, sendo realizada em data móvel, desrespeitando Lei já existente sobre a questão. E você, o que acha? (http://fredsantos.blig.ig.com.br/2007_06.html)
Pois é, entra governo e sai governo, a pergunta continua a ser feita, as respostas são quase sempre iguais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sem comentários eu já sabia, sobre a Micareta.Democracia nem pensar sam filhos do Coronelismo,levam enrraizado na sua genetica, o altoritárismo, arrogância,prepotência, um dia essa cidade de cordeiros vai terminar reagindo....espero que não demore muinto. Sobre prazer e alegria para eles só quando fazem maldades, ou dentro,de seus latifundio grilado no passado, ou sentados dos milhões roubado do erário publico

Anônimo disse...

Concordo com a sua explanação, Fred... E me permito acrescentar, às razões suas expostas, que a Micareta não é uma festa qualquer... Trata-se da 1ª, no gênero, no Brasil, e a 1ª das 07 maravilhas de Jacobina, eleitas no ano passado, em sufrágio popular - mais de 20 mil votos - em realização da BT Total Marketing, Produção e Eventos, através da RJFm, e que, por isso mesmo, precisa ser resgatada por todos nós, Jacobinenses, essa sua condição.
Abraços e parabéns,
JJaques

Anônimo disse...

Fred,

Vivemos numa região paupérrima, sem educação, saúde precária, segurança não existe e outras mazelas, e as pessoas se preocupando com a tradicional micareta. Aprendi uma coisa na vida, só faço festa em minha casa quando sobra dinheiro ou não vai faltar para outra coisa importante. Assim deveria se comportar qualquer governo. Aqui em Jacobina temos carnaval, micareta, aniversário da cidade, e outros eventos durante o ano. Quando é ano de copa do mundo é uma festa para cada jogo e quando somos campeões aí a festa se prolonga.
Por isso e muito mais devemos alimentar outros tipos de festejos mais culturais e construtivos.

Um abraço.
Rosenilson.