
NOTÍCIA - O Coordenador da 16ª Dires, Ivonildo Dourado, teme que a demissão de agentes de endemias, em vários municípios da região de Jacobina, traga de volta a proliferação de focos do mosquito transmissor da dengue e, conseqüentemente, seja estabelecido um novo surto da doença na região.Além da redução dos agentes, segundo o Coordenador, o aumento da temperatura acelera a proliferação do Aedes aegypti (mosquito transmissor da doença), pois diminui de 15 para seis dias o período que o mosquito leva para chegar à fase alada, que é quando ele transmite a doença.Para minimizar a situação, a 16ª Dires lançou mão de um carro fumacê, que está sendo utilizado na sede e nos povoados de Caatinga do Moura e Cachoeira Grande, locais onde foram detectados focos do mosquito. Ivonildo Dourado afirma que, em dezembro do ano passado, reuniu os novos prefeitos e sugeriu para que mantivessem os agentes por um determinado período, até que fosse feito um novo processo seletivo. Porém, em alguns municípios, todos os contratados foram dispensados. “Capacitar novas equipes demanda tempo”, avisa Dourado. Enquanto isso, o risco de um novo surto de dengue em Jacobina é cada vez mais real. (Fonte: Notícia Livre)
COMENTÁRIO - A Dengue mata crianças no Brasil, mas o que mata mais ainda é a falta de sensibilidade humana por parte de nossos gestores públicos. Se o que afirmo não é verdadeiro ou não puder ser aceito pelo caro leitor, somente restará dizer que é a falta de preparo para administrar os desafios de um país tropical a maior causa dessa chacina. A precariedade do Sistema de Saúde Pública Brasileiro, seja esta em nível dos recursos materiais, visto que os menos favorecidos muitas vezes são obrigados a esperar a morte chegar por não terem condições de pagar por um atendimento especializado, a fila de espera é superior a quinze dias; seja em nível intelectual, há pouca gente no poder administrativo refletindo e fazendo algo de fato pela melhoria da qualidade de vida coletiva. Com todo o descaso histórico não dá para acreditar que aqueles que representam a Saúde Pública do Brasil têm trabalhado pelo bem comum, salvo honrosas exceções, a exemplo do Dr. Ivonildo Dourado, atual chefe da Dires 16ª região, em especial quando exercia o cargo de Secretário Municipal de Saúde, na gestão Macedo (2004-2008).
Sendo assim, ninguém assume a responsabilidade com o caos, a culpa está sendo jogada sobre as vítimas, já não é novidade ouvirmos que a grande culpada é a população, ao olhar até de alguns cidadãos considerados intelectuais críticos, a população não tem feito sua parte, não tem evitado os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Na verdade a parte que a população não tem feito é concernente a sua participação nas tomadas de decisões governamentais. O Aedes aegypti está tendo tempo suficiente de se fortalecer através de mutações que podem lhe oferecer maior resistência à tóxicos ainda considerados eficientes em seu combate.
A desorganização no combate à doença tem sido o ecossistema favorável ao mosquito Aedes aegypti. Não basta saber que o mosquito se multiplica fazendo uso de água limpa mal acondicionada, nem basta saber que a doença pode levar ao óbito, o mais importante é descobrir como exterminar o mosquito e faze-lo utilizando todos os recursos necessários para isso. Aqui em Jacobina, ao menos 2 casos confirmados de dengue hemorrágica eu tive conhecimento, nos últimos dias, envolvendo crianças, e sabe-se que há mais casos por ai, inclusive na região. O que se espera para que este país erradique esta doença? Mais mortes? Não sei, mas tenho medo por mim e meus filhos, pois em Jacobina há muita conversa e disputas políticas em torno da saúde, como na educação, etc, etc...., e pouca ação, coletiva por exemplo.
3 comentários:
A dengue tá solta em Jacobina. Conheço pessoas que tiveram a doença e tem medo de acontecer de novo. Cade a prefeitura que nao faz nada? só sobra pro povo.
João Carlos - bairro da Serrinha
O que as autoridades estão fazendo contra isso? nada. enquanto isto nossos filhos adoecem, morrem.
Ana Lúcia - Leader
A prefeitura está fazendo sim com que a Dengue acabe em jacobina.
Promovendo multirões em bairros,e os agentes de saúde que fazem sua parte.
Nós também temos que colaborar:cobrindo os tanques,virando pneus,garrafaas.e tudo que vcs sabemm
Postar um comentário