segunda-feira, 17 de novembro de 2008

IPIAÚ: POPULAÇÃO IMPEDE VOTAÇÃO DE PROJETO

NOTÍCIA - "Moradores de Ipiaú conseguiram impedir a votação de um projeto de lei municipal que permitiria aos vereadores da cidade retomarem votações secretas na casa. O projeto, que estava na pauta de votações desta segunda-feira, não chegou a entrar nas discussões devido ao comparecimento em massa da população, que gritava indignadamente dentro do plenário e, por diversas vezes, impediu discussões e articulações para a sua liberação. Constatada a impossibilidade de seguir adiante com a aprovação, o projeto foi retirado da pauta. As informações são do blog Notícias de Ipiaú". (Fonte: Bahia Notícia - http://www.samuelcelestino.com.br/noticias/noticia/2008/11/17/28729,ipiau-populacao-impede-votacao-de-projeto.html)


COMENTÁRIO DO BLOG - Me lembro que o ex-vereador Carlinhos da Caixa (PC do B), aqui em Jacobina, em passado recente, deu entrada em projeto que proibia o voto secreto na Câmara de Vereadores. Durante a última campanha eleitoral, o então candidato Carlinhos da Caixa relembrou à população essa sua iniciativa, até onde sei, única no legislativo municipal. Não emplacou antes e até agora não entusiasmou a população local. Lamentável. O que não aconteceu em Ipiaú, interior da Bahia, onde a população assumiu a defesa do voto aberto, através das livres manifestações e articulações, numa atitude cívica e elogiosa, que pode e deve ser exemplo para todos os municípios brasileiros. Nunca é por demais lembrar-mos que é pela omissão da população, dos chamados homens de bem, que os interesses escusos, nada republicanos, existentes no Legislativo brasileiro, correm soltos, sem controle e fiscalização, já que esperar que essa fiscalização seja exercida com rigor pelos edis é querer milagre, e todos sabemos que milagre não existe, ainda mais no sertão da Bahia, onde nas palavras do radialista Maurício Dias, no programa Clínica Geral desta data, os vereadores se preocupam mais em promover assistencialismo que exercerem suas funções legislativa, como reza a Lei, o que eu concordo integralmente.
Acreditamos ser desejo de que toda e qualquer votação nos legislativos federal, estadual e municipal seja na modalidade aberta, de modo que nós, eleitores, possamos monitorar as decisões daqueles que nós elegemos para nos representar. Este é um passo decisivo para por fim à corrupção e início de uma conduta transparente de nossos representantes. DEIXE SUA OPINIÃO!

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu