quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Dilma anuncia "luta sem quartel" contra o tráfico e consumo de crack


NOTÍCIA - A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira o início de uma "luta sem quartel" contra o tráfico e consumo de crack, uma droga que, por cálculos não oficiais, é usada por 500 mil pessoas no país.
"O tamanho desta luta exige pessoas capacitadas para enfrentar o problema", disse Dilma em um ato realizado no Palácio do Planalto, no qual apresentou os planos do Governo para colocar freio na droga que "por ser barata, tem capacidade de propagação muito extensa", apontou.
A chefe de Estado indicou que o combate ao crack vai ocorrer nas frentes da prevenção, tratamento especializado, educação e repressão ao tráfico, mediante um controle mais severo das fronteiras e de uma "luta sem quartel" contra os distribuidores. Admitiu que o aumento do consumo dessa droga no Brasil criou "um quadro extremamente preocupante no que se refere à criminalidade, a violência e a juventude", que vê "degradada sua personalidade e relações com a sociedade".
VEJA MATÉRIA COMPLETA NO LINK: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/02/17/dilma-anuncia-luta-sem-quartel-contra-o-trafico-e-consumo-de-crack.jhtm

COMENTÁRIO - Até que enfim uma autoridade federal, no caso, uma presidenta, se pronuncia sobre este grave problema social e econômico, além de ser uma questão de saúde pública, que atinge um número absurdo de jovens e adultos (até crianças), destruindo famílias e vidas. Parabéns a presidenta Dilma por ter tido a coragem e a capacidade de buscar este enfrentamento. É preciso mais do que repreensão e punição neste delicado processo, que envolve famílias inteiras. A maioria daqueles que são dependentes do crack são considerados usuários, principalmente jovens que, por diversos motivos, são atraídos por esta droga assassina. É preciso cautela e ações enérgicas que busquem soluções para este problema social e familiar que existe não somente no Brasil. Desde os anos 80, do século XX, que o crack vem destruindo famílias, assassinando jovens no mundo, sem que os governos tenham buscado o combate adequado já na nascente do problema. Foi necessário se chegar a este ponto para que o governo brasileiro resolvesse assumir a necessidade de um amplo enfrentamento em seu território. Esperamos que os estados, as prefeituras e a sociedade (incluindo as famílias), estejam juntos e coesos neste bom combate, em torno do Bem e da recuperação de nossa juventude, pois isto é possível. É preciso agir, é preciso reagir. Há vida além do horizonte sombrio dos usuários e dependentes do crack, além do caixão e da cadeia. Há exemplos de jovens recuperados do vício pelo amor dos seus familiares, pelos medicamentos e tratamentos adequados. É preciso enxergar a questão sem o véu do preconceito. Também se faz necessária uma legislação específica e muito mais rígida dirigida para o tráfico e os traficantes, inibindo e coibindo eficientemente esta ação criminosa. Parabéns, repetimos, a presidenta Dilma (PT). Oxalá não fique apenas no discurso.

Nenhum comentário: