
Para surpresa de muitos, inclusive deste bloguista, os números dados a Jacobina foram de 78.953 habitantes, superando em pouco o resultado do Censo 2000 que girou em torno dos 76 mil habitantes. 10 anos se passaram e, se não estabilizou, também foi mínimo o crescimento, o que gerou críticas e desconfianças quanto a este resultado, que não é final, mas, dificilmente mudará. Lembro-me que em passado recente muito se reclamou dos 76 mil habitantes apontados pelo IBGE para Jacobina, que o município teria muito mais habitantes, e nada mudou, o órgão manteve seu resultado.
Eu fui recenseado em 2010, através do que eles chamaram de questionário simples, que, segundo a recenseadora, era escolhido pela máquina e não por ela. Muitas informações importantes, a exemplo de Religião, não fizeram parte dos dados coletados, o que, por si só, já não ratifica o resultado final no país, que não reflete a realidade dos fatos, já que ignorou informações importantes da sociedade. Não obstante o respeito que devemos ter pelo IBGE, e pela metodologia de pesquisa utilizada, os últimos resultados tem demonstrado que há equívocos e erros na forma e na essência da aplicação do Censo no Brasil. Claro que os recenseadores devem ter tido vários problemas na coleta das informações, mas me parece que a pressa em divulgar os números e os recursos humanos e financeiros deficientes para a questão, aliada a vontade governamental de se gastar pouco em situação como esta (não resulta em votos, é só despesa), podem ter contribuído muito mais nos resultados que serão concluídos em breve, do que propriamente nas dificuldades encontradas pelos recenseadores. Como implica, o resultado dos Censos, na diminuição ou aumento do FPM de cada município brasileiro, tais números geraram muita insatisfação e desconfianças de todos tipos e para todos os gostos partidários.
Daqui a pouco estarão comparando estes resultados aos encontrados pelos Institutos de Pesquisas Eleitorais, que andaram errando feio ao longo das últimas eleições.
Bom, de qualquer forma, nunca acreditei que Jacobina tivesse em torno de 100 mil habitantes como foi defendido por alguns por aí, sem nenhum embasamento científico. No máximo apostaria em 80, 85 mil habitantes. E continuo achando. Alguma coisa não andou bem no recenseamento por aqui. As as prefeituras terão 20 dias para apresentar suas avaliações sobre os números divulgados e, no dia 29 de novembro, o IBGE divulgará os resultados das populações dos municípios. Me parece que o martelo já foi batido. Nada mudará!
Mas se você não foi recenseado e deseja que o IBGE lhe procure e saiba quem é você, se ligue agora: Para agendar a entrevista, a população pode até o dia 24 ligar gratuitamente para 0800-7218181 ou enviar formulário através do link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário