
Desde 2007, 44 albinos foram mortos na Tanzânia e outros 14 foram desmembrados em Burundi. Evidentemente, se você é albino no leste da África, você tem medo – e muito. De acordo com dados da Cruz Vermelha, pelo menos 10.000 albinos foram realocados ou abrigados em refúgios desde que a matança começou. Fonte: http://noticias.uol.com.br/
COMENTÁRIO - Em meio às muitas maluquices e bizarrices encontradas neste mundo, no meio humano, esta é mais uma. Racismo, preconceito, fé mística, dinheiro, parecem comandar muitas vezes os caminhos da humanidade, seja na África, seja em qualquer parte do mundo.
Negros matam negros no continente-mãe há milênios. Brancos matam brancos no mundo há milênios. A humanidade caminha a passos trôpegos e incertos. No caso dos Albinos, se verifica aí à condição de bárbarie existente ainda nos homens, mesmo os de cor. Em meio ao interesse de ganhar dinheiro, prevalece o misticismo e às milenares crenças desse povo na Tanzânia. Quem conhece um pouco de história sabe de onde veio uma das maiores chagas humanas - a escravidão - e que, apesar da participação fundamental do europeu branco no tráfico e comércio escravo, os negros eram muitas vezes aprisionados em suas tribos e humilhados, além de comercializados, por negros africanos, que se sentiam, muitas vezes, "superiores" àqueles que eram escravizados, numa histórica disputa tribal na África dos séculos anteriores. Este é o planeta que vivemos, esta é a humanidade que fazemos parte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário