quarta-feira, 22 de julho de 2009

COLUNA BLITZ TOTAL - Fred Santos fala sobre Política

Leia abaixo a participação de Fred Santos no programa Blitz Total de hoje, Coluna Blitz Total, da Jacobina FM (99.1), falando sobre Política:

BRASIL - Amigos do Blitz Total, apesar do recesso estabelecido no Senado Federal e na Câmara de Deputados, a onda de denúncias envolvendo o senador-presidente José Sarney, do PMDB do Amapá, continua a atingi-lo diretamente e aos seus familiares.
Uma seqüência de diálogos gravados pela Polícia Federal (PF) com autorização judicial, durante a Operação Boi Barrica, revela a prática de nepotismo explícito pela família Sarney no Senado e amarra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), ao ex-diretor-geral Agaciel Maia na prestação de favores concedidos por meio de atos secretos. Em uma das conversas, o empresário Fernando Sarney, filho do parlamentar, diz à filha, Maria Beatriz Sarney, que mandou Agaciel reservar uma vaga para o namorado dela, Henrique Dias Bernardes. Em conversa com o filho, alvo da investigação, Sarney caiu na interceptação. Segundo a gravação, o senador se compromete a falar com Agaciel para sacramentar a nomeação. O namorado da neta foi nomeado oito dias depois, por ato secreto.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
É mais uma denúncia que se soma a várias outras que pesam contra o senador Sarney. Cada vez mais a possibilidade de renúncia se torna mais presente. O Senado Federal, mais uma vez, está atolado num lamaçal fétido de uma política fisiológica estabelecida nos bastidores do poder, em todas as esferas do Legislativo e Executivo no país, salvo raras exceções.
Quem não se lembra dos escândalos promovidos pelos também presidentes do Senado, ACM e Jader Barbalho, que foram obrigados a renunciarem aos seus mandatos para evitar as cassações?
O Brasil não merece isto. Os brasileiros também não.
Enquanto nosso presidente Lula, em nome das alianças necessárias à manutenção do Partido dos Trabalhadores no poder central da Federação, e em estados brasileiros, demonstra uma capacidade inigualável de perdoar politicamente antigos desafetos e adversários políticos, a exemplo do ex-presidente Fernando Collor de Melo, bastante elogiado por Lula há poucos dias em Alagoas, além de ter submetido ao constrangimento diversos senadores petistas recentemente, mandando-os apoiarem firmemente o senador José Sarney, causando desgastes políticos para a sigla partidária, que ainda não se recuperou na plenitude do episódio do Mensalão.
Um vergonha, mas totalmente normal, se podemos assim dizer, na política republicana do Brasil.

JACOBINA - Enquanto isto em Jacobina, o presidente da Câmara municipal, o vereador Batista do Democratas se vê diante de fortes denúncias de gastos suspeitos naquela Casa Legislativa, a exemplo do pagamento de 750 litros de gasolina pela Câmara através de uma só Nota Fiscal, o que gerou uma grande polêmica nas hostes políticas locais recentemente. O vereador Batista ainda deve explicações a sociedade sobre o caso.

MORTE - Nesta semana também, meu caro João Jaques e amigos do Blitz Total, Jacobina foi surpreendida pela notícia do desencarne do ex-prefeito, ex-vereador e ex-deputado estadual, Fernando Daltro, na capital do estado. Político querido no município, cidadão exemplar, profissional competente, deixou na história política desta terra saudades e lições de como vivenciar a política de forma ética, honesta e progressiva. Temos a certeza que ele se encontra em um plano de existência justo e que lhe proporcionará a continuidade de sua evolução, ao lado dos bons espíritos amigos.

Amigos da Jacobina FM, um grande abraço do Blog Notícia Comentada e até a próxima.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal, parabéns. É um dos melhores blogs da região. Não fica em cima do muro. Fico enojada com tudo isto que vem acontecendo na política do Brasil. Decidi que não votarei mais, vou me abster. Cansei.
Continue assim.

Ana Margarida
Salvador

Anônimo disse...

Seo Batista deve ter um jatinho na câmara para tanta gasolina, so pode.
Enquanto isto o povo passa fome e mal paga as contas. Bando de sanguessugas esses vereadores.

Antonio Crispim

Anônimo disse...

informações Awesome, muito obrigado ao escritor do artigo. É compreensível para mim agora, a eficácia ea importância é incompreensível. Mais uma vez obrigado e boa sorte!